Close Menu
Geronimo Cardoso
  • Home
  • Notícias
  • Palmas
  • Bico do Papagaio
  • Política
  • Brasil
  • Vídeos
  • Home
  • Notícias
  • Palmas
  • Bico do Papagaio
  • Política
  • Brasil
  • Vídeos
Facebook X (Twitter) Instagram
X (Twitter) Instagram YouTube
Geronimo CardosoGeronimo Cardoso
sábado, 30 maio / 2026
  • Home
  • Notícias
  • Palmas
  • Bico do Papagaio
  • Política
  • Brasil
  • Vídeos
Geronimo Cardoso
Início » Famílias em acampamento no norte do Tocantins denunciam abandono, falta de água, comida e energia; DPE visita o local
Notícias

Famílias em acampamento no norte do Tocantins denunciam abandono, falta de água, comida e energia; DPE visita o local

RedaçãoBy Redação30 de maio de 20252 Mins Read
WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Email Telegram
familias-em-acampamento-no-norte-do-tocantins-denunciam-abandono,-falta-de-agua,-comida-e-energia;-dpe-visita-o-local
Famílias em acampamento no norte do Tocantins denunciam abandono, falta de água, comida e energia; DPE visita o local

A Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO), por meio do Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH), esteve no Acampamento Rural Esmeralda, na zona rural de Araguatins, a cerca de 600 km de Palmas, na última quarta-feira, 28. O objetivo foi apurar denúncias de violações de direitos fundamentais feitas por moradores da região.

Durante a visita, a defensora pública Franciana Di Fátima Cardoso Costa, coordenadora do NDDH, conversou com os cerca de 800 moradores que vivem no acampamento. Eles relataram uma série de dificuldades relacionadas à ausência de serviços públicos essenciais. Entre as principais queixas estão a precariedade no atendimento à saúde, a falta de escolas, ausência de saneamento básico e a insegurança jurídica sobre a posse da terra.

Os moradores ainda alertaram sobre a contaminação das fontes de água utilizadas para consumo, consideradas impróprias. Também mencionaram que o atendimento médico no local é bastante limitado e que há registro de doenças agravadas pela falta de esgoto e higiene adequada. Outros pontos levantados foram a presença de pulgas, situações de intimidação praticadas por fazendeiros das redondezas e o risco constante de doenças provocadas pelo ambiente insalubre.

Defensoria promete acompanhar de perto a situação

A defensora Franciana Cardoso afirmou que continuará acompanhando o caso e reforçou o compromisso da Defensoria com a população do acampamento.  “O que estamos fazendo aqui é o primeiro passo para que possamos construir juntos uma resposta mais estruturada. Nossa missão é garantir que esses direitos, que estão sendo violados, sejam efetivamente respeitados”,  declarou.

Relatório será encaminhado a órgãos responsáveis

Todas as informações colhidas durante a visita serão organizadas em um relatório técnico. O documento será enviado a instituições responsáveis, como o Núcleo da Defensoria Pública Agrária e Ambiental (DPagra) e o Núcleo de Defesa da Saúde, com o objetivo de mobilizar providências e encaminhamentos adequados para a situação enfrentada pela comunidade.

Deixe o Seu Comentário

abandono acampamento comida falta de água famílias Tocantins
Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
Previous ArticleSem materiais para laboratórios e com aparelhos quebrados, perícia do TO é alvo de ação do MPTO
Next Article Tocantins lidera frequência escolar no Ensino Médio na Região Norte e sobe oito posições no Fundamental
Redação

Leia Também

Detran Tocantins abre leilão com 305 veículos e lances a partir de R$ 50; veja como participar

30 de maio de 2026 Notícias

Justiça manda governo do TO recompor gabinete da Vice-Governadoria em 10 dias sob multa de até R$ 100 mil

30 de maio de 2026 Notícias

Após negociação com comerciantes, prefeitura transfere feirantes do Aureny I para a Feira do Aureny III

29 de maio de 2026 Notícias
Últimas Notícias

Ponte abandonada no meio de mata começou a ser construída há 20 anos no TO

By Redação30 de maio de 20264 Mins Read

Família de caseiro desaparecido há 32 dias em fazenda no TO diz ter recebido ligações sobre possível paradeiro

30 de maio de 2026

VÍDEOS: Jornal Anhanguera 2ª Edição-TO de sexta-feira, 29 de maio de 2026

30 de maio de 2026

Expomei amplia espaço para pequenos negócios e movimenta comércio em Augustinópolis

30 de maio de 2026

Assinar Atualizações

Receba as últimas notícias criativas do Portal de Notícias agora mesmo.

X (Twitter) Instagram YouTube
© 2026 Geronimo Cardoso | Todos os direitos reservados.
  • Home
  • Notícias
  • Palmas
  • Bico do Papagaio
  • Política
  • Brasil
  • Vídeos

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.