Close Menu
Geronimo Cardoso
  • Home
  • Notícias
  • Palmas
  • Bico do Papagaio
  • Política
  • Brasil
  • Vídeos
  • Home
  • Notícias
  • Palmas
  • Bico do Papagaio
  • Política
  • Brasil
  • Vídeos
Facebook X (Twitter) Instagram
X (Twitter) Instagram YouTube
Geronimo CardosoGeronimo Cardoso
sábado, 30 maio / 2026
  • Home
  • Notícias
  • Palmas
  • Bico do Papagaio
  • Política
  • Brasil
  • Vídeos
Geronimo Cardoso
Início » Governo firma acordo com a União para acelerar regularização fundiária e entrega títulos a famílias rurais no Tocantins
Notícias

Governo firma acordo com a União para acelerar regularização fundiária e entrega títulos a famílias rurais no Tocantins

RedaçãoBy Redação26 de junho de 20252 Mins Read
WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Email Telegram
governo-firma-acordo-com-a-uniao-para-acelerar-regularizacao-fundiaria-e-entrega-titulos-a-familias-rurais-no-tocantins
Governo firma acordo com a União para acelerar regularização fundiária e entrega títulos a famílias rurais no Tocantins

O governador Wanderlei Barbosa participará nesta sexta-feira, 27, às 11h, de uma cerimônia em Araguatins que marcará a celebração de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o Governo do Tocantins e o Governo Federal. O objetivo é aprimorar a gestão das terras públicas pertencentes à União no estado. O evento contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e incluirá a entrega de títulos de regularização fundiária, por meio dos programas federais Imóvel da Gente e Terra da Gente.

O ACT n° 14/2025 será firmado entre o Instituto de Terras do Tocantins (Itertins) e órgãos federais como o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), a Secretaria de Governança Fundiária (SFGT), o Incra, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Superintendência do Patrimônio da União no Tocantins (SPU/TO). A parceria busca unir esforços para agilizar os processos de regularização, com mais transparência e integração de dados.

Dentro do programa Imóvel da Gente, o Governo Federal fará a doação de áreas da União para instituições públicas, entre elas a Universidade Federal do Tocantins (UFT), o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO). Também receberão terrenos as prefeituras de Guaraí, Porto Nacional, Gurupi e São Bento do Tocantins, além da Secretaria Nacional de Aquicultura.

Famílias rurais receberão títulos e crédito fundiário

Já o Terra da Gente, programa coordenado pelo MDA, fará a entrega de 169 títulos de terra a famílias agricultoras de 24 municípios do estado, abrangendo uma área de 13.422 hectares. Serão entregues também 17 títulos definitivos a beneficiários do assentamento São João II (475 hectares), além de contratos de crédito fundiário para 18 famílias, com cobertura de 411 hectares. Mulheres do campo ainda serão contempladas com o benefício Fomento Mulher, voltado à autonomia econômica e produtiva.

Quase 2 milhões de hectares ainda são da União

Atualmente, o Tocantins possui aproximadamente 1,9 milhão de hectares de terras públicas pertencentes à União, especialmente na região do Bico do Papagaio, onde há histórico de conflitos fundiários. Com a assinatura do ACT, os governos pretendem avançar em soluções para a regularização dessas áreas, facilitando o acesso à terra, reduzindo disputas e promovendo o desenvolvimento rural sustentável. A integração entre os entes públicos será essencial para agilizar processos, garantir justiça social e fomentar políticas públicas de reforma agrária.

Foto: Divulgação

Deixe o Seu Comentário

entrega títulos Governo regularização fundiária Tocantins união
Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
Previous ArticleCaravana do Legislativo 2025 faz abertura oficial com vereadores, lideranças e servidores de câmaras municipais da região sudeste
Next Article Governador visita obras de píer turístico e novo câmpus da Unitins no sudeste do Tocantins
Redação

Leia Também

Detran Tocantins abre leilão com 305 veículos e lances a partir de R$ 50; veja como participar

30 de maio de 2026 Notícias

Justiça manda governo do TO recompor gabinete da Vice-Governadoria em 10 dias sob multa de até R$ 100 mil

30 de maio de 2026 Notícias

Após negociação com comerciantes, prefeitura transfere feirantes do Aureny I para a Feira do Aureny III

29 de maio de 2026 Notícias
Últimas Notícias

Ponte abandonada no meio de mata começou a ser construída há 20 anos no TO

By Redação30 de maio de 20264 Mins Read

Família de caseiro desaparecido há 32 dias em fazenda no TO diz ter recebido ligações sobre possível paradeiro

30 de maio de 2026

VÍDEOS: Jornal Anhanguera 2ª Edição-TO de sexta-feira, 29 de maio de 2026

30 de maio de 2026

Expomei amplia espaço para pequenos negócios e movimenta comércio em Augustinópolis

30 de maio de 2026

Assinar Atualizações

Receba as últimas notícias criativas do Portal de Notícias agora mesmo.

X (Twitter) Instagram YouTube
© 2026 Geronimo Cardoso | Todos os direitos reservados.
  • Home
  • Notícias
  • Palmas
  • Bico do Papagaio
  • Política
  • Brasil
  • Vídeos

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.