Com mudanças no Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, passaram a valer novas regras para quem vai tirar a carteira de habilitação. No Tocantins, o Detran informou que a baliza continua sendo cobrada, mas com uma mudança importante, ela não será mais eliminatória.
Com a nova regra, o estacionamento em baliza será feito no final do teste, como forma de simular situações mais próximas da realidade do trânsito. O Detran afirmou que o estado ainda está em fase de adaptação às diretrizes.
As alterações ocorreram após a aprovação da resolução nº 1.020 do Contran, publicada em dezembro de 2025. O texto trouxe novas orientações para a realização dos exames práticos em todo o país.
Foto: Reprodução/Lucas Lima Alagoas, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná e São Paulo já deixaram de exigir a baliza. No Distrito Federal, o teste deixou de ser cobrado desde 2004.
Detran diz que estuda implantação gradual
De acordo com o Detran do Tocantins, estão sendo feitos estudos e análises para colocar as novas regras em prática de forma gradual. O órgão também informou que acompanha, junto aos órgãos de controle, os ajustes operacionais, técnicos e sistêmicos necessários para os novos procedimentos.

Deixe o Seu Comentário