Close Menu
Geronimo Cardoso
  • Home
  • Notícias
  • Palmas
  • Bico do Papagaio
  • Política
  • Brasil
  • Vídeos
  • Home
  • Notícias
  • Palmas
  • Bico do Papagaio
  • Política
  • Brasil
  • Vídeos
Facebook X (Twitter) Instagram
X (Twitter) Instagram YouTube
Geronimo CardosoGeronimo Cardoso
domingo, 31 maio / 2026
  • Home
  • Notícias
  • Palmas
  • Bico do Papagaio
  • Política
  • Brasil
  • Vídeos
Geronimo Cardoso
Início » Sebrae Tocantins reforça papel da bioeconomia e da inovação durante Jornada Nacional da Indústria em Palmas
Vídeos

Sebrae Tocantins reforça papel da bioeconomia e da inovação durante Jornada Nacional da Indústria em Palmas

mariaportoBy mariaporto25 de fevereiro de 20264 Mins Read
WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Email Telegram
sebrae-tocantins-reforca-papel-da-bioeconomia-e-da-inovacao-durante-jornada-nacional-da-industria-em-palmas
Sebrae Tocantins reforça papel da bioeconomia e da inovação durante Jornada Nacional da Indústria em Palmas

O Sebrae Tocantins participou, nesta terça-feira, 25, da Jornada Nacional de Inovação da Indústria, realizada em Palmas. O evento integra uma mobilização nacional que percorre todas as regiões do País com o objetivo de discutir soluções inovadoras para o futuro da indústria brasileira, com foco na transição ecológica, na inovação digital e no desenvolvimento sustentável.

Durante a programação, o diretor técnico do Sebrae Tocantins, Rogério Ramos, destacou a importância da articulação entre os diversos atores do ecossistema de inovação para impulsionar o desenvolvimento regional. Segundo ele, a conexão entre instituições, indústria, startups e poder público é essencial para criar um ambiente favorável à inovação e à transformação de ideias em negócios sustentáveis.

Ramos ressaltou que iniciativas como o Inova Amazônia e o Inova Cerrado cumprem um papel estratégico ao fomentar debates alinhados às especificidades da região amazônica, especialmente no que diz respeito à bioeconomia. De acordo com o diretor, a bioeconomia está diretamente ligada ao modo de vida das populações locais e precisa ser fortalecida como alternativa concreta de geração de renda, aliando preservação ambiental e inclusão social.

Preservar o meio ambiente é fundamental, mas também precisamos preservar as pessoas, criando condições para que elas saiam da linha da pobreza e produzam o próprio sustento. O nosso objetivo é transformar vidas por meio do empreendedorismo.

Rogério Ramos, diretor técnico do Sebrae Tocantins

O dirigente também chamou atenção para a responsabilidade de eventos voltados à inovação, que devem contribuir para o amadurecimento das startups e para a consolidação de políticas públicas capazes de fortalecer todo o processo de construção do ecossistema. Segundo ele, é fundamental alinhar estratégias e ações para que grandes ideias possam se transformar em negócios viáveis e sustentáveis. “Precisamos desenvolver nossas startups e construir políticas públicas que beneficiem todo o ecossistema de inovação, garantindo que essas ideias gerem impacto real para a sociedade”, completou.

Representando o presidente da Fieto, Roberto Pires, o vice-presidente executivo, Tiago Arruda, enfatizou a importância do Tocantins integrar um movimento nacional ligado à inovação industrial. Segundo ele, a iniciativa fortalece a inserção do Estado nos principais debates sobre o futuro do setor produtivo brasileiro.

Arruda ressaltou que a pauta da inovação já é trabalhada de forma contínua no Estado, com ações que incentivam as empresas a investirem em novos processos e tecnologias. Ele lembrou a realização de seis edições do Prêmio Inovação e o estímulo ao acesso a recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e de outras instituições de fomento. “Falar de inovação é um tema que nos entusiasma, e esse movimento nos permite inserir o Tocantins no que está sendo discutido e construído em todo o Brasil”, afirmou.

Jornada

A Jornada Nacional de Inovação da Indústria no Tocantins é realizada pelo Sebrae em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto) e propõe discutir a inovação ecodigital e a bioeconomia como vetores estratégicos para o desenvolvimento sustentável da indústria na região Norte, considerando a biodiversidade brasileira como diferencial competitivo.

A programação foi dividida em dois períodos. Pela manhã, os participantes acompanharam painéis temáticos sobre Transformação Digital e Transição Ecológica no Tocantins, com foco em oportunidades, desafios e estratégias para o fortalecimento do setor industrial. No período da tarde, serão realizados workshops simultâneos de caráter prático, abordando temas como acesso ao fomento à inovação e gestão da inovação, com foco na aplicação dos conteúdos à realidade das empresas.

Para a coordenadora estadual de Inovação do Sebrae, Adelice Novak, a Jornada se consolida como um espaço estratégico para inserir os pequenos negócios nas principais agendas que impactam a competitividade do setor produtivo. “A iniciativa amplia o acesso a informações qualificadas, metodologias e conexões com o ecossistema de inovação, o que fortalece a capacidade das empresas de se adaptarem às novas exigências do mercado e identificarem oportunidades de crescimento sustentável”, frisou.

Deixe o Seu Comentário

Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
Previous ArticleClaudia Lelis transforma mobilização em projetos de lei
Next Article Sebrae certifica Salas do Empreendedor e fortalece atendimento aos pequenos negócios nos 139 municípios
mariaporto

Leia Também

De ex-presidiário a futuro médico: Quem é o estudante que inspira com trajetória de mudança

31 de maio de 2026 Vídeos

VÍDEOS: Jornal Anhanguera 2ª Edição-TO de sábado, 30 de maio de 2026

31 de maio de 2026 Vídeos

Motorista morre após carro bater em veículo de carga na BR-010, em Santa Rosa

31 de maio de 2026 Vídeos
Últimas Notícias

De ex-presidiário a futuro médico: Quem é o estudante que inspira com trajetória de mudança

By Redação31 de maio de 20263 Mins Read

VÍDEOS: Jornal Anhanguera 2ª Edição-TO de sábado, 30 de maio de 2026

31 de maio de 2026

Motorista morre após carro bater em veículo de carga na BR-010, em Santa Rosa

31 de maio de 2026

VÍDEOS: Jornal Anhanguera 1ª Edição-TO de sábado, 30 de maio de 2026

31 de maio de 2026

Assinar Atualizações

Receba as últimas notícias criativas do Portal de Notícias agora mesmo.

X (Twitter) Instagram YouTube
© 2026 Geronimo Cardoso | Todos os direitos reservados.
  • Home
  • Notícias
  • Palmas
  • Bico do Papagaio
  • Política
  • Brasil
  • Vídeos

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.