Close Menu
Geronimo Cardoso
  • Home
  • Notícias
  • Palmas
  • Bico do Papagaio
  • Política
  • Brasil
  • Vídeos
  • Home
  • Notícias
  • Palmas
  • Bico do Papagaio
  • Política
  • Brasil
  • Vídeos
Facebook X (Twitter) Instagram
X (Twitter) Instagram YouTube
Geronimo CardosoGeronimo Cardoso
sábado, 30 maio / 2026
  • Home
  • Notícias
  • Palmas
  • Bico do Papagaio
  • Política
  • Brasil
  • Vídeos
Geronimo Cardoso
Início » Pesca volta a ser permitida no Tocantins após período de defeso; veja regras, limites e o que continua proibido
Notícias

Pesca volta a ser permitida no Tocantins após período de defeso; veja regras, limites e o que continua proibido

RedaçãoBy Redação3 de março de 20262 Mins Read
WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Email Telegram
pesca-volta-a-ser-permitida-no-tocantins-apos-periodo-de-defeso;-veja-regras,-limites-e-o-que-continua-proibido
Pesca volta a ser permitida no Tocantins após período de defeso; veja regras, limites e o que continua proibido

O período de defeso da piracema, etapa fundamental para a reprodução das espécies nos rios do Tocantins, chegou ao fim no sábado, 28. Com o encerramento das restrições sazonais, a atividade pesqueira volta a ser permitida em todo o estado, seguindo as diretrizes estabelecidas pela Portaria nº 244/2025 do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Apesar da liberação, o órgão ambiental ressalta que o manejo dos recursos pesqueiros entra agora em uma fase de vigilância contínua. O objetivo é evitar a sobrepesca e garantir que o estoque populacional dos rios permaneça equilibrado após os meses de proteção.

As equipes do Naturatins manterão a presença em pontos estratégicos das bacias hidrográficas para orientar os pescadores e coibir práticas ilegais. O gerente de Fiscalização do órgão, Cândido José, reforçou o caráter educativo e preventivo das ações.

“As equipes seguem atuando nos rios tocantinenses. Segundo ele, a meta é assegurar que a atividade ocorra de forma responsável, respeitando os limites legais e garantindo a sustentabilidade dos estoques pesqueiros”, explicou o gerente.

Critérios para pesca amadora e esportiva

Para os praticantes da pesca amadora ou esportiva, a legislação impõe limites específicos de captura e transporte. É essencial que o pescador esteja devidamente licenciado para usufruir das seguintes permissões:

Consumo local: Autorizada a captura de até 3 kg de pescado para consumo imediato no local da pesca.

Transporte: Permitido o transporte de apenas um exemplar de espécie nativa por pescador, desde que respeite as medidas mínimas e máximas previstas na Portaria nº 34/2023.

Restrições de bacia: Permanece vetado o transporte de pescado nas bacias dos rios Tocantins e Araguaia para estas modalidades, conforme a Portaria nº 35/2023.

Regras para a pesca profissional e espécies protegidas

Pescadores profissionais que desejam comercializar ou transportar o produto de sua atividade devem apresentar a Autorização de Transporte e Comercialização de Pescado, documento emitido exclusivamente pelo Naturatins.

Vale ressaltar que o fim da piracema não autoriza a captura de todas as espécies. Algumas permanecem sob proteção integral devido ao risco de extinção ou normas específicas, como:

Dourada de couro;

Rubinho;

Pacu-dente-seco;

Piabanha.

Penalidades e exceções

O descumprimento das normas vigentes sujeita o infrator a multas pesadas, apreensão de embarcações e equipamentos, além de sanções previstas na Lei de Crimes Ambientais. As regras de restrição não atingem a pesca com fins científicos (previamente autorizada) ou peixes oriundos de pisciculturas licenciadas, desde que a origem seja comprovada por nota fiscal.

Deixe o Seu Comentário

período de defeso pesca Tocantins
Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
Previous ArticleForça-tarefa é anunciada pelo governador Wanderlei Barbosa após chuvas provocarem enchentes e danos em rodovias
Next Article Alerta vermelho mantém Tocantins sob risco extremo de temporais com alagamentos e danos estruturais
Redação

Leia Também

Detran Tocantins abre leilão com 305 veículos e lances a partir de R$ 50; veja como participar

30 de maio de 2026 Notícias

Justiça manda governo do TO recompor gabinete da Vice-Governadoria em 10 dias sob multa de até R$ 100 mil

30 de maio de 2026 Notícias

Após negociação com comerciantes, prefeitura transfere feirantes do Aureny I para a Feira do Aureny III

29 de maio de 2026 Notícias
Últimas Notícias

Ponte abandonada no meio de mata começou a ser construída há 20 anos no TO

By Redação30 de maio de 20264 Mins Read

Família de caseiro desaparecido há 32 dias em fazenda no TO diz ter recebido ligações sobre possível paradeiro

30 de maio de 2026

VÍDEOS: Jornal Anhanguera 2ª Edição-TO de sexta-feira, 29 de maio de 2026

30 de maio de 2026

Expomei amplia espaço para pequenos negócios e movimenta comércio em Augustinópolis

30 de maio de 2026

Assinar Atualizações

Receba as últimas notícias criativas do Portal de Notícias agora mesmo.

X (Twitter) Instagram YouTube
© 2026 Geronimo Cardoso | Todos os direitos reservados.
  • Home
  • Notícias
  • Palmas
  • Bico do Papagaio
  • Política
  • Brasil
  • Vídeos

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.